sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Atividades de Convívio por meio do Esporte e Lazer

Na quadra da Escola Municipal Oscar Jerônimo os jovens do Coletivo São  Francisco vivenciam momentos de práticas esportivas e lazer, que melhoram o convívio e o trabalho em grupo. Estes momentos são propiciados com grande alegria pela Facilitadora de Educação Física a querida profª Dinha, que explora em seu trabalho o investimento no talento e potencial dos jovens valorizando sempre progressos e conquistas. Nossos Coletivos estão melhores a cada dia.
Coordenação do Programa.

Orientação Profissional

No mês de setembro a Facilitadora de Oficina de Formação Técnica Geral, Márcia Léia, nos Coletivos Horto, Surubi, Vinhosa e São Francisco deu início a uma programação de eventos para propiciar aos jovens destes Coletivos a ampliação de seus conhecimentos sobre mundo de trabalho, condições e  alternativas de Formação e de aprendizagem profissional. Cumprindo o cronograma os Coletivos já visitaram a sede do  Corpo de Bombeiro de Itaperuna e o 29º Batalhão da Polícia Militar. Estes momentos foram ricos em experiência e conhecimentos. É uma alegria muito grande investir no processo de aprendizagem dos nossos jovens, principalmente, através do exemplo e aproveitando as diversas oportunidades educativas.
Aguardamos a continuação do trabalho. Parabéns!

Juventude e Meio Ambiente


O tema preservação ambiental foi desenvolvido pela Orientadora Social Luciene e pela Facilitadora de Oficina Dinha com os jovens do Coletivo São Francisco em várias etapas, foram realizados debates, registros escritos, visitas pelo Bairrro. Uma das atividades de mais sucesso foi a palestra realizada pela representante da ONG Amigos da Natureza, a Srª Mª das Graças magalhães. Na oportunidade os jovens foram levados a refletir sobre a relação com o meio ambiente e as consequências que resultam desta relação. Como atividade sequencial e prática do tema os jovens foram convidados a visitar a Fazenda Nova Esperança - Retiro Muriaé, da propriedade da Palestrante, neste passeio além de parazer e divertimento os jovens foram levados a reconhecer os diversos fatores que incidem na melhoria da qualidade de vida na preservação de um meio ambiente saudável e no uso sustentável dos recursos naturais. É com grande alegria que a Coordenação do Programa Projovem parabeniza o Coletivo pela iniciativa e agradece com especial carinho a Srª Mª das Graças Magalhães por sua disponibilidade e atenção com os jovens do Coletivo São Francisco.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que é afinal de contas uma pesquisa?

A pesquisa escolar é uma maneira inteligente de estudar e aprender.
Não é, simplesmente um trabalho que você faz para cumprir uma tarefa .
Não se trata de descobrir uma porção de trechos de livros ou enciclopédias e copiar uns depois dos outros. Para que a pesquisa cumpra seu papel, ela não deve somar conhecimentos, mas multiplicá-los. Você deve acabar sua pesquisa compreendendo melhor o assunto pesquisado.
Se isso não acontecer, a pesquisa terá sido perda de tempo. Você vai ter trabalho e não vai ganhar nada com isso.
Vamos tentar passar algumas dicas para que você consiga um rendimento maior no seu próximo trabalho de pesquisa.
O conhecimento humano é muito vasto; não há ninguém que o domine inteiramente. Mas o homem deu um passo imenso na direção de aumentar sua memória quando inventou a escrita, o livro, a biblioteca e a internet.
Além disso, o homem tem um recurso maravilhoso para aumentar seus conhecimentos: a pergunta.
A pesquisa é como um jogo no qual formulamos perguntas e nós mesmo temos que dar respostas.
È como se brincássemos de detetive sozinhos.
Vamos imaginar que você precise fazer uma pesquisa sobre determinado assunto. Você se sente perdido, sem saber como começar, onde conseguir informações, como organizar um trabalho. Calma! No começo é normal que você se sinta assim.
Vamos tentar ajudá-lo para que você, daqui para frente, faça suas pesquisas com mais facilidade.
Procure saber desde o início sobre o que é a pesquisa. Esclareça quais os limites do trabalho. Peça uma bibliografia, quer dizer, uma lista de livros, sites, artigos de jornal ou enciclopédias nos quais você poderá encontrar as informações necessárias.
Depois que compreender claramente qual é o assunto do trabalho.
Você poderá fazer algumas fichas, nas quais vai formular as suas perguntas. Estas perguntas serão o roteiro básico da pesquisa. È claro que as perguntas vão variar conforme o tema, mas existem perguntas clássicas que são usadas pelos jornalistas e que são fundamentais para o pesquisador.
O quê? Quem? Onde? Quando? Como? Por quê?
A partir deste roteiro básico você deve construir o seu cronograma.
Cronograma é um gráfico no qual são indicadas as etapas do trabalho, levando em conta o tempo necessário para a entrega da tarefa.
Fonte: Aprender e pesquisar (Ruth Rocha)

Espero, com este post, ajudá-los a alcançar melhores resultados em pesquisas futuras.
Abraços!!

Coordenação do Programa
Alba Valéria

Médico picareta

O sujeito um tanto quanto cético, foi a um médico que fazia curas milagrosas através da auto-sugestão. Depois de alguns minutos de espera, entrou no consultório, sentou-se e o médico lhe disse:
_ agora, o senhor relaxe e diga: "Estou curado", "Estou curado". Repita isso 20 vezes.
O sujeito obedeceu.
_ Prontinho. Tornou o médico: _ Pode ir para a casa que o senhor está ótimo! São R$ 50!!
Inconformado com a atitude do médico, ele disse:
_ Doutor adorei o seu método... Agora repita 20 vezes "Já recebi o pagamento", "Já recebi o pagamento"!!

O jogo da auto-estima (Sugestão de dinâmica)

Objetivo: Explicar aos /ás jovens o que é auto-estima e o que influi na sua formação.
Tempo: 20 a 30 minutos
Material: Uma folha de papel e um pedaço de fita crepe para cada aluno.

Processo
O educador pergunta ao grupo se alguém sabe o que é auto-estima. Se ninguém souber, explica que a auto-estima é o sentimento de importância e valor que uma pessoa tem em relação a ela própria. Explica, ainda, que a auto-estima está estreitamente relacionada com nossa família e nosso ambiente. Mostra que, a cada dia, enfrentamos situações que afetam o modo como nós sentimos a respeito de nós mesmo. Por exemplo, se brigamos com nossos pais ou se um amigo nos critica isso pode prejudicar nossa auto-estima.
A seguir, entregue uma folha de papel para cada participante, explicando o que representa sua auto-estima. Explique que, em seguida lerá uma lista de situações que podem ocorrer ocasionando prejuízo á auto-estima.
Eslareça que, cada vez que for lida uma frase, eles deverão rasgar um pedaço da folha de papel, na mesma proporção em que essa situação afetaria a auto-estima. Leia as frases que julgar adequadas ou crie suas próprias frases.
Quando todas as frases forem lidas, explica que agora vão ser lidas algumas frases para a reconstituição da auto-estima. Eles deverão ir colando os pedaços de papel com a fita crepe de acordo com o tamanho recuperando da auto-estima.

Afetar a auto-estima
Imagine que na ultima semana, aconteceu o seguinte:
  1. Uma briga com seu/sua namorado(a).
  2. Seu professor criticou seu trabalho.
  3. Um grupo de amigos íntimos não o convidou para um passeio.
  4. Seu pai ou sua mãe o chamou de malcriado.
  5. Um amigo revelou um segredo que você contou a ele.
  6. Surgiu um boato sobre sua reputação.
  7. Seu namorado/sua namorada o/a deixou por causa de outro/outra.
  8. Um grupo de amigos zombou de você por causa de sua roupa ou de seu cabelo.
  9. Seu time de futebol perdeu um jogo importante.
  10. Um /a de quem você gosta recusou um convite para sair com você.

Recuperar a auto-estima
Na última semana, imagine que aconteceu o seguinte:
  1. Algum colega de trabalho ou de escola pediu seus conselhos sobre um assunto delicado.
  2. Um rapaz/moça de quem você gosta convidou-o/a para sair
  3. Seu pai ou sua mãe lhe dizem que gosta de você.
  4. Você recebeu uma carta ou um telefonema de um amigo/uma amiga.
  5. Você tirou boas notas numa prova difícil.
  6. Um rapaz/uma moça aceitou seu convite para sair.
  7. Seu time ganhou um jogo importante.
  8. Seus colegas da escola o/a escolheram como líder.
  9. Você ganhou uma bolsa de estudos.
  10. Seu namorado /sua namorada mandou lhe uma carta de amor.
  11. Seus amigos elogiaram sua roupa ou penteado.
Quando terminar, solicita que eles comentem como se sentiram fazendo o exercício e inicia a discussão partindo do seguinte roteiro:
Todos recuperaram sua auto-estima.
Qual foi a situação que mais afetou sua auto-estima? Por quê?
E qual causou menos danos?
Qual foi a situação mais importante na recuperação da auto-estima?
O que podemos fazer para defender nossa auto-estima quando nos sentimos atacados?
Que podemos fazer para ajudar nossos amigos e familiares quando sua auto-estima está baixa?
Atividades Opcionais
Peça aos jovens que façam uma lista sobre como reagiriam a situações que afetaram sua auto-estima, e como poderiam se defender do efeito que essas situações podem causar.
Peça aos jovens que elaborem uma lista, durante um dia, sobre coisas ou fatos que melhorem sua auto-estima, e que apresentem suas listas em pequenos grupos.

Comunicação e assertividade 
Objetivo:

Discutir a necessidade de comunicar de maneira clara os próprios sentimentos, necessidades, e opiniões, respeitando os direitos da outra pessoa. Perceber que é possível identificar e defender - se de vínculos afetivos nos quais as pessoas se sintam manipuladas ou desrespeitadas.
Fonte: Prevenir é sempre melhor – Ministério da Saúde.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Data em destaque - Dia da Árvore





No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Datas comemorativas mês de setembro - 2010

Datas comemorativas mês de setembro

01 – Início da Semana da pátria
01 – Dia do Profissional de Educação Física
02 – Dia do Repórter Fotográfico
02 – Dia Internacional do Livro Infantil
03 – Dia do Guarda Civil
03 – Dia do Biólogo
05 – Dia Oficial da Farmácia
05 – Dia da Amazônia
06 – Dia do Alfaiate
06 – Oficialização da letra do Hino Nacional
07 – Independência do Brasil
08 – Dia Internacional da Alfabetização
09 – Dia do Administrador
09 – Dia do Médico Veterinário
09 – Dia da Velocidade
10 – Dia da Imprensa
10 – Fundação do 1º Jornal do Brasil
12 – Dia do operador de rastreamento
13 – Dia do Agrônomo
14 – Dia da Cruz
14 – Dia do Frevo
16 – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
17 – Dia da Compreensão Mundial
18 – Dia dos Símbolos Nacionais
19 – Dia de São Geraldo
19 – Dia do Teatro
20 – Dia do Funcionário Municipal
20 – Dia do Gaúcho
21 – Dia da Árvore
21 – Dia do Fazendeiro
21 – Dia do Radialista
21 – Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências
22 – Data da Juventude do Brasil
23 – Início da primavera
23 – Dia do Soldador
25 – Dia Nacional do Trânsito
26 – Dia Interamericano das Relações Públicas
27 – Dia de Cosme e Damião
27 – Dia do Encanador
27 – Dia Mundial de Turismo
28 – Dia da Lei do Ventre Livre
29 – Dia do Anunciante
29 – Dia do Petróleo
30 – Dia da Secretária
30 – Dia da Navegação
30 – Dia Mundial do Tradutor
30 – Dia Nacional do Jornaleiro

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Trabalho com Materiais Recicláveis

        Confecção de máscaras de papel machê e pufes e placas com o nome com garrafas descartáveis, valorizando a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis.


Oficina de Releitura

            Trabalhos realizados pelos Jovens com o tema releitura de obras de arte. Foram utilizadas obras dos pintores Leonardo da Vinci e Tarsila do Amaral.




Passeio ao Teatro SESI

         No dia 06 de Agosto como uma das atividades com o tema Juventude e Cultura foi promovido um encontro dos jovens do Coletivo no Teatro SESI-RJ, para assistirem a peça teatral Xambudo – Outro lugar nenhum. A experiência foi rica, os jovens puderam vivenciar situações diferentes do seu cotidiano.




Visita a Casa de Apoio aos portadores de Câncer - Itaperuna

              Para desenvolvimento do trabalho sobre o tema Cultura e Cidadania os Jovens do Coletivo São José (Horto) visitaram a Casa de Apoio aos portadores de Câncer – Itaperuna. Neste evento foram promovidas pelas Orientadoras Adriana e Sabrina, atividades para conscientização e valorização dos direitos à Saúde. Foram momentos ricos em experiências de solidariedade e sensibilização para a questão social participativa.